Tuesday, August 29, 2006

MAIS HISTORIAS

FAMILIA VAZ DE MELLO

Foi uma das Famílias mais Tradicionais do antigo Curral Del´Rey e cidades vizinhas. Seus membros habitaram nas mais diversas regiões do Estado de Minas Gerais, concentrando-se principalmente nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Nova Lima(Congonhas de Sabará), Sabará, Sete Lagoas, Esmeraldas, Cachoeira do Prata(Cachoeira dos Macacos), Patos de Minas, Pará de Minas, Barbacena, São João Del´Rey, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Ubá, Guiricema, Uberaba, Caratinga, sendo que muitos mudaram-se para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
A nossa historia no Brasil, começa com o Capitão João Vaz de Mello (casado com Rosa Maria de Oliveira), tendo uma grande prole, onde podemos destacar o Major Francisco Antonio Vaz de Mello, o Engenheiro Fernando Vaz de Mello (formado em Pontes e Calçadas-Universidade de Paris), e Bernardino Vaz de Mello entre outros.


O Major Francisco Antonio Vaz de Mello casou-se por tres vezes, deixando diversos filhos que foram destaques em Minas Gerais, como Bernardo Vaz de Mello, Guilherme Ricardo Vaz de Mello, Conego Raymundo Nonato Vaz de Mello e José Carlos Vaz de Mello (Juca Vaz, conhecido industrial e político do Curral Del`Rey e de Belo Horizonte).

O outro filho de João Vaz de Mello que se destacou, foi o Engenheiro Fernando Vaz de Mello, considerado um grande homem na sua época, tendo se especializado em Pontes e Calçadas na Universidade de Paris. Seu filho o Senador Carlos Vaz de Melo que exerceu a advocacia, viajando constantemente pelas comarcas vizinhas a Viçosa-MG, foi senador da República, mas já fora deputado geral no Império entre 1881 e 1885 e deputado federal entre 1894 e 1903, tendo ainda ocupado a presidência da Câmara dos Deputados de 1899 a 1903. Era também advogado, fazendeiro e industrial. Sua filha Clelia Vaz de Mello, em 1903, veio a se casar com Arthur da Silva Bernardes, que veio a ser Presidente do Brasil.

Flavio E.P. Silva BH MG

3 comments:

patri said...

Flávio adorei ler o texto que produziu. Sou neta de Bernardino Vaz de Mello e filha de Bernardino Vaz de Mello Filho. Sou historiadora e professora da Escola de Arquitetura e estou realizando uma pesquisa em Paris que envolve os engenheiros que atuaram em Belo Horizonte. Você teria as datas relativas à especialização de Fernando Vaz de Mello na Escola de Pontes e Calçadas de Paris?
Abraço,
Myriam

Don R 16 said...

aDOREI ESTE POST, FOI GRAÇAS A ELE QUE APRENDI UM POUCO MAIS SOBRE MINHA FAMILIA. FOI MUITO ÚTIL. OBRIGADO.

Flavio said...

Você é prima do Bernardino medico de Sete Lagoas? Pai de esposa dele e prima da minha esposa Júnia