Monday, August 28, 2006

As Origens dos Melos

As Origens dos Melos
por: Luís Amaral (retirado da Revista de Portugal no. 12)

A antiga vila de Melo, hoje pertencente ao concelho de Gouveia, fica situada nas encostas da Serra da Estrela, a poucos quilómetros da margem esquerda do Mondego, e teve origem numa quinta que aí fundou, pelos anos de 1200, D. Gonçalo de Sousa. D. Mem Soares, cavaleiro que acompanhou el-rei D. Afonso III na conquista da Algarve, continuou a obra de povoamento e veio a ser o primeiro senhor da vila de Melo, nome que acrescentou como apelido. É a origem de uma de uma ilustre família portuguesa cujos ramos principais aqui se traçam.
A primeira referência documentada que se conhece sobre a existência do apelido surge numa carta dada em Faro no ano de 1249, em que o nome de "Menendus Suerii de Merloo" é referido como um dos cavaleiros que acompanharam o rei D. Afonso III na conquista do Algarve. Segundo reza o Livro Velho de Linhagens, era filho de D. Soeiro Remondo e de D. Urraca Viegas de Barroso, e irmão primogénito de Pedro Soares de Alvim, progenitor desta família, e todos descendentes da linhagem dos de Riba de Vizela.
D. Mem Soares foi o 2º senhor de Melo e dele foram bisnetos, na varonia, Martim Afonso de Melo e Vasco Martins de Melo.
O primogénito, Martim Afonso de Melo, 5º senhor de Melo e de Linhares, Seia, Gouveia, Celorico e Penamacor, foi vassalo de D. Fernando e tomou o partido de Castela na crise da sucessão 1383-85. Pelo contrário seu filho e herdeiro, Estevão Soares de Melo, 6º senhor de Melo foi vassalo de D. João I e acompanhou-a na expedição a Ceuta em 1415, e por lá se deixou ficar por mais alguns anos.
Na sua descendência por varonia se manteve a sucessão do senhorio de Melo até seu 4º neto, Francisco, 12º senhor de Melo, de quem foi herdeira, por não terem sobrevivido filhos, sua irmã D. Antónia de Melo, casada com Manuel de Oliveira Freire. Coube suceder na Casa o filho primogénito deste casal e é só em finais do século XVIII (1793) que os senhores de Melo retomam a varonia do nome pelo casamento de D. Ana Rufina Soares de Melo Sousa Tavares e Moura, a herdeira da Casa, com Pedro de Melo Breyner, filho segundo do 3º senhor de Ficalho, Francisco de Melo.

Com origem provada que remonta a 1249, o fundador da família, D. Mem Soares de Melo, foi um dos cavaleiros que participou na conquista do Algarve ao lado de D. Afonso III.
( Obs : Fonte citada acima Revista de Portugal no. 12 )

4 comments:

Luz a todos os que buscam said...

...enfim eu encontro uma estória que faz sentido na história! contudo, entretanto, todavia - kkk (saudades da minha professora e mestre, a Regina eu adiciono preposições: para, me, ter), vou me curvar ao primo Flávio, Lúcio, e outros pois finalmente se referiram ao sobrenome Melro! Este fora o primeiro clã dos Mello, Melo, Mellon, e outros! Melro é o sobrenome de Judeu. O tempo, as mentiras, as traições, a ganância, a cobiça, a inveja e mais fizeram com que os Melro "sumissem" no tempo e no espaço! Não sei se Melro ou Mellon é mais perigoso a certos homens que nos caçaram, mas Mellon é sobrenome de templário que comanda sistema bancário! Os Melro surgiram no Monte Sinai, em Israel e nossa função era defender a Terra Santa, os segredos de Salomão e depois, os de Jesus e do Santo Sepulcro. Fomos caçados por judeus fariseus, por cristãos, por Imperadores e pela Igreja. Após a fogueira santa em 13 de outubro, na praça do Templo de Paris, não acharam nosso ouro e nem o de nossos irmãos! Então passamos a assinar Mellon e criamos os bancos que cobram dízimo elevado, criamos a ONU, Cruz Vermelha, ... mas antes disso, compramos a Península Ibérica, mantivemos a Catalunha e criamos Espanha e o Porto do Graal=Portugal! Meu parente Pero Vaz até "descobriu a América" assim como Vaz de Camões descobriu as Índias! Voltando ao tempo que Portugal fora criado, por mais destino ainda, sou Campos, o clã de camponeses que ajudaram nossa caminhada rumo à Terra Prometida! Falei demais e chega! Sou Mello, sou Vaz, sou Campos, e nosso irmão Edir é a Universal! kkk Nós somos descendentes de Salomão!!!

Luz a todos os que buscam said...

O sangue que temos é diferente de ao menos 70% da raça humana. Isso não significa que somos melhores que os demais. Temos que ter honra e glória, não fazermos nada em nosso nome, e muito menos em nome de terceiros. Acontece que, "tic tac" o destino do planeta e/ou da raça humana tem data para findar! Compele a nós (e outros clãs, mas façamos nossa parte e oremos para que tenhamos outros antigos clãs aliados nesta última cruzada, manipularmos pelos quatro cantos deste Mundo em prol de salvarmos a flora, fauna, e da não colonização de Marte, pois as mesmas desgraças que ocorrem a quase 10k anos (tempo do ciclo de evolução do ser), irá se repetir com os que novamente virão do céu, outra torre de babel, outro davi, outro jesus, tanta morte, desgraça, dor, sofrimento! Eu estudei muito, mas não tenho diploma! O Universo conspirou e eu até sei Latim, um pouco de alemão e de hebraico, pois usei livros que pertenciam ao Vaticano! Se algum Vaz de Mello for me julgar, pensem que eu tive a oportunidade e que eu abri mão de muitas posses materiais para ter o conhecimento divino e hoje poder dizer que EU SOU UM GUARDIÃO DA VERDADE que a maçonaria, o vaticano, os governos e a INOW esconde! REVELEM NO MAIS ALTO TOM DE VOZ AS VERDADES PARA QUE PESSOAS PELOS 4 CANTOS DO MUNDO NOS OUÇAM! FAÇAM ISSO IDOSOS ANTES QUE SEJA TARDE! PENSEM EM SEUS NETOS, BISNETOS E O MUNDO QUE NÃO TERÃO POR NOSSA CULPA E POR CULPA DE OUTROS 12 CLÃS!

Luz a todos os que buscam said...

...PENSAR E DIGITAR SEM EDITAR PROPORCIONA TEXTOS COM ERROS, MAS EU PENSO E ESCREVO; DEPOIS LEIO E IDENTIFICO ERROS... PIOR DO QUE ERRAR NA GRAMÁTICA TEXTUAL, É ERRAR NO PLANO DE LÚCIFER E NÃO O SEGUIR, MAS SIM SEGUIR AS TREVAS!MUITOS QUEREM ME CALAR, ME CEGAR, ... ATÉ ME MATAR PARA ME CALAR, MAS ISSO NÃO ME INTIMIDA! SEI QUE ||| ANOTEM AÍ||| ENQUANTO EU ESTIVER VIVO, TEM CHANCE, MAS QUANDO MEU ESPÍRITO DESENCARNAR, SERÁ O PRIMEIRO DIA DO APOCALIPSE DE JOÃO, DE JESUS, DE ELIAS, E ATÉ DE MAOMÉ! SERÁ O INÍCIO DO COUNT DOWN! 7 PRAGAS O MUNDO TEVE DESDE O SÉCULO XIV, SETE TEVE DO ANO -5 ATÉ 1400. SETE PRAGAS O EGITO CONHECEU, E SETE IGUAIS A EU JÁ CONDENARAM O HOMEM QUE MATA POR PRAZER OU POR OURO E PRATA!ALEXANDRE - O GRANDE DEIXOU UM ENSINAMENTO E AGORA: F A Ç A N - LO /// NÃO ME JULGUEM POIS TUDO VEMOS E SABEMOS, E SERÃO JULGADOS NO MESMO PESO. ME AJUDEM QUE EU OS AJUDO! EU SOU FILHO DA VIÚVA!

Luz a todos os que buscam said...

PEÇO: Não façam comentários usando computadores e celulares, tudo o que tiverem para conversar, deverá ser feito como antigamente se fazia, ou seja, pessoalmente e os celulares devem ficar numa sala onde não dá para ouvir o que dizem! Acreditam que a espionagem usa a tecnologia? Celular desligado grava áudio, vídeo, tira foto, fornece localização, e muito mais! Jamais usem grupo de zap para fazer comentário! Nem telefone fixo pois tem alguém pago para interceptar ligações igual era feito antigamente quando tinha telefonista! Se cuidem... eu me garanto, pois sei podre de todos que vigiam todos!