Tuesday, August 29, 2006

A FAMÍLIA VAZ DE MELLO - BH



(foto acima Major Francisco Antônio Vaz de Mello)

Grande parte de nossos antepassados viveu na região central de Minas Gerais, exercendo as mais diversas atividades, sendo que muitos destacaram no comércio, na agricultura, na pecuária e também por sua fé religiosa, dedicaram sua vida a caridade; uns como padres, vigários, cônegos e irmãs de caridade.

O espirito cristão fez que ajudassem a erguer várias Igrejas, entre elas a Nossa Senhora da Conceição no Bairro Lagoinha e a de São Cristovão, em Belo Horizonte e a de Santo Antonio, em Sete Lagoas.

No antigo Curral Del Rey, em sua região bem central, além das casas de moradias e comercio, existia às margens do Ribeirão dos Arrudas a Chácara de um dos membros da família.






Esta se chamava Chácara do Sapo, que consta nos antigos mapas de Curral Del Rey, hoje onde se situa o Parque Municipal Américo Rennê Gianetti (região central de Belo Horizonte), era propriedade do coronel GUILHERME RICARDO VAZ DE MELLO. Quando na decada de 1880 se definiu a mudança da nova capital das Minas Gerais para o Arraial do Curral D'el Rey, ela foi desapropriada para que servisse de residência do engenheiro chefe da Comissão Construtora de Belo Horizonte Dr. AARÃO REIS. Várias outras propriedades também foram desapropriadas para que dessem lugar aos prédios da Administração Pública. Em virtude da desapropriação de sua propriedade o coronel GUILHERME RICARDO VAZ DE MELLO mudou-se para Sabará com sua família e por lá ficou durante 6 anos.





FOTO DE GUILHERME RICARDO VAZ DE MELLO (BEDECO)

Voltando a Belo Horizonte, instalou-se no Bairro da Lagoinha onde, por obra do destino, foi novamente desapropriado para construção do Grupo Escolar Silviano Brandão, na Rua Itapecerica. Daí, foram para o início da rua Itapecerica perto da ponte sobre o Ribeirão do ARRUDAS que logo recebeu o nome de ponte do BEDECO, como era carinhosamente conhecido.
Ali com seus filhos estabeleceram-se no ramo de secos e molhados, comércio este que prosperou e que atendia, além dos hospitais, o palácio do governo do Estado, aproximadamente até a década de 50.















Por meio do decreto No. 32, de 13/07/1935, o Prefeito de Belo Horizonte Dr. Otacílio Negrão de Lima mudou o nome da Praça da Lagoinha para Praça Cel. GUILHERME RICARDO VAZ DE MELLO, mais conhecida como Praça VAZ DE MELLO, para imortalizar aquele antigo e ilustre habitante de Curral D'el Rey e que tanto trabalhou para o engrandecimento da cidade.

1 comment:

Unknown said...

Muito me comove. A nossa capital, desvendavada, moro desede 2019 proximo ao parque. Minha imaginação me leva e me eleva.