Wednesday, August 14, 2013

Cem anos da Taquigrafia no Brasil -



CEM ANNOS DE TACHYGRAPHIA NO BRASIL

Iniciativas, aspectos e vicissitudes

Das antigas Provincias, a primeira que tratou de introduzir a tachygraphia no parlamento, para distribuição das luzes dos seus legisladores, foi Minas Geraes, que em 1832 creou a primeira aula publica dessa disciplina no interior do paiz, vindo depois Pernambuco, em 1848. Para aquella, foi contractado professor a Antonio Jose da Costa Amorim, discipulo de Silva Velho e que ensinou a arte na antiga Capital, Ouro-Preto, dando habilitados os dous primeiros tachygraphos que trabalharam na antiga Assembléa
Provincial Mineira – Camillo Luiz Maria e José Januario.

De nova cathedra, creada no Lyceu Mineiro em 1854, de que foi monitor Camillo Luiz Maria, sahiram tres outros – Camillo Augusto de Brito, Baptista Carlos José de Mello e Modesto da Silva Bessa, que tambem trabalharam até mais ou menos 1861. Outro dos que trabalharam na antiga Assembléa Provincial de Minas, foi, como já dissemos, Camillo de Brito, cujo chiché se segue:
Deixa de figurar nesse grupo Eliseu Guilherme Christiano, que estamos informado ter trabalhado tambem em Minas, tendo mais tarde abandonado a arte para se dedicar á magistratura.

Em 1893 abriu o Dr. Cornelio Vaz de Mello um curso de tachygraphia em OuroPreto, ensinando por um caderno de notas de seu irmão Aurelio Vaz de Mello, ex-discipulo de M. P. da Silva Velho. Desse curso, no qual se matricularam algumas dezenas de alumnos, sahiram habilitados oito. Com a formação desse nucleo de profissionaes, fez-se a emancipação da tachygraphia em nosso Estado, vindo eles há perto de 40 annos prestando os seus serviços ás duas casas do Congresso Mineiro.

Desses, são já fallecidos Benjamin, Jorge, Adolpho e Arthur Rosenburg. Lincoln Kubitschek só mais tarde oncorporou-se ao quadro, tento trabalhado de 1918 até 1930, sendo hoje deputado eleito á Constituinte Mineira, cujos trabalhos vão começar em Janeiro proximo.

(Algumas dessas photographias são recentes, inclusive a nossa, tirada em 1918, por occasião da Guerra Européa, em que servimos como official da Missão Medica Brasileira, enviada á França).

No comments: